top of page

A 1ª Sessão do comitê ACNUR iniciou com fortes cobranças dos delegados à representante da Venezuela.

Atualizado: 20 de jun. de 2021

Após muita insistência, encaminhando para o fim, Vanessa

Mendes expôs os interesses da Venezuela.



BRASIL - Representante da Venezuela, Vanessa Chagas, fechou o discurso inicial dos delegados coerentemente com seus interesses e logo em seguida foi interrogada pelo delegado da Costa Rica, João Victor a respeito de quais políticas públicas abordariam em relação a pauta de violência sofrida pelos refugiados, já que o país é contra os direitos humanos.


A delegada venezuelana, no entanto, não assinou a lista de oradores, deixando os demais delegados aflitos com a falta de comunicação. O momento resultou em uma “panelinha” imediata para pressionar Vanessa, representantes dos Estados Unidos, El Salvador e Brasil participaram da comoção.


Logo em seguida, a delegada foi ouvida. Começou se desculpando por retardar seu posicionamento e afirmou estar ciente dos números exorbitantes de refugiados que buscam refúgio em outras federações, expondo números, é superior a 5 Milhões de pessoas. A crise econômica foi apontada como o principal fator, mas garante que a Venezuela quer complementar esforços para conciliação do país com seus cidadãos para solucionar o problema de falta de segurança dos refugiados.


31 visualizações0 comentário
bottom of page